segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BIOS UEFI: Entenda esse novo padrão
Filipe Garrett
Para o TechTudo



A BIOS (sigla para Basic Input/ Output System) é talvez um dos grandes mistérios para os usuários comuns. A BIOS é o chip diretamente responsável pelo boot – a inicialização de seu computador. Ao apertar o botão e ligar o PC, ela carrega todos os periféricos, confere se o cooler do processador está funcionando, verifica se as memórias estão disponíveis, procura os HDs para chamar o sistema operacional. É muita coisa para um chip de esquálidos 1024 kbytes (isso aí, menos que um disquete) gerenciar.


Diante do descompasso técnico de computadores que ganham cada vez mais periféricos, de memórias cada vez maiores e HDs seguindo o mesmo compasso, a indústria começou a olhar com mais carinho para esta ponte para o passado da informática. É o desenvolvimento da BIOS UEFI (Unified Extensible Firmware Interface).

A BIOS da Asus P8P67 PRO já usa o padrão UEFI. (Foto: Divulgação)
Como atualizar o BIOS do seu computador * A BIOS da Asus P8P67 PRO já usa o padrão UEFI. (Foto: Divulgação)

A BIOS UEFI irá oferecer melhorias sensíveis e promete alguns avanços que há muito se espera da BIOS. Por exemplo, usar o mouse ao setar as diversas opções de ajuste em uma interface gráfica (finalmente!). Além disso, a possibilidade de BIOS maiores que os 1024 KB atuais possibilitaram softwares capazes de trabalhar com mais instruções simultâneas, reconhecer mais periféricos em menos tempo e isso significa ligar o PC e acessar a área de trabalho em, quem sabe, 10 segundos no futuro próximo.


Além disso, outras melhorias que o padrão UEFI promete é a melhoria do conceito pré-OS – pequenos e básicos sistemas operacionais que alguns fabricantes desenvolvem atualmente e permitem acesso a recursos básicos, como ler e-mails, acessar a internet etc.
Ferramentas de reparo do sistema e de diagnóstico poderão ser Embutidas na BIOS. Aplicativos auxiliares poderão rodar via internet para ajudar o usuário a fazer a temível (hoje) atualização de BIOS. Tudo isso potencializará sua importância e pode contribuir para fazer dela um recurso mais utilizado pelo usuário comum.

A Microsoft, na conferência BUILD, declarou que o Windows 8 é desenvolvido com vistas à plena integração com as novas BIOS UEFI.

A BIOS existe há mais de 30 anos nas costas e, a rigor, ainda é desenvolvido da mesma forma. Além de usar interfaces de texto acessíveis unicamente pelo teclado, seu visual e acessibilidade é intimidador para aqueles que não são entusiastas ou têm aversão ao lado mais técnico do uso de um computador.

Por ter uma relação tão íntima com tudo o que acontece no computador e no gerenciamento de tudo que você espeta na placa-mãe, a BIOS oferece uma gama enorme de regulagens – que variam de modelo a modelo e fabricante a fabricante – para você setar as configurações de seu sistema da maneira que preferir. Na BIOS você pode acelerar o desempenho do hardware, por exemplo, fazendo o famoso overclocking.
No vídeo abaixo, em Inglês, você vê um notebook da Lenovo iniciando o Windows 7 em 13 segundos. A BIOS dele é UEFI:



Via: Clube do Hardware

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Samsung Galaxy S2 já tem 10 milhões de unidades vendidas


Thiago Barros Para o TechTudo

Os temores da Apple com relação à Samsung parecem ser justificáveis. Nesta segunda (26), a empresa sul-coreana divulgou um comunicado à imprensa informando que o Samsung Galaxy SII, lançado em abril, já vendeu 10 milhões de unidades até agora. Pouco, se comparado ao iPhone, que vendeu 20 milhões apenas no segundo trimestre, mas ainda assim um número expressivo.
 
Galaxy S II press (Foto: Divulgação)
 Samsung Galaxy S II: 10 milhões de unidades vendidas (Foto: Divulgação)

A estatística é mais incrível ainda se for feita uma análise do número recente de vendas. Afinal, até julho, haviam sido negociados cerca de cinco milhões de smartphones - ou seja: em dois meses o número de Galaxy SII no mercado dobrou. Sendo assim, espera-se que o novo modelo do celular da Samsung bata todos os números de seu antecessor, que demorou sete meses para alcançar a mesma marca.
JK Shin, presidente do setor de Comunicações da Samsung, aproveitou para fazer uma pequena propaganda da capacidade de desenvolvimento de aparatos tecnológicos de sua empresa. Segundo ele, este sucesso mostra que o consumidor confia na gigante sul-coreana.
"Desde abril o Galaxy SII é um sucesso de vendas, e isso mostra que a capacidade da Samsung e seu comprometimento com este mercado fazem a diferença. Em apenas cinco meses tivemos um crescimento enorme e sua popularidade aumentou muito em todo o mundo. Consumidores de diversos países já estão escolhendo o Galaxy como seus celulares", disse.
Resta esperar até o mês de outubro, quando a principal concorrente da Samsung neste mercado, a Apple, lançar a nova versão do iPhone. Enquanto isso, as duas seguem brigando judicialmente em diversos países e lutando pelo primeiro lugar nas vendas de smartphones e tablets no planeta.

Fonte: TechTudo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sony revive Walkman graças ao Android

Marcell Almeida Para o TechTudo

A Sony perdeu muito espaço nos últimos anos para o iPod da Apple, mas recentemente a empresa reviveu o até então esquecido Sony Walkman. O mais novo modelo da série acaba de ser anunciado no Japão e ele virá com Android 2.3, e em um grande display de 4.3 polegadas. 
 
Sony Walkman Z (Foto: Divulgação) 

 Sony Walkman Z (Foto: Divulgação)

O display do Walkman Z é touchscreen e possui uma resolução de 800 x 480 pixels, além de possuir um hardware bastante interessante: processador Nvidia Tegra 2 Dual Core de 1GHz, 512MB de RAM, e uma série de opções de conectividade como DLNA, Wi-Fi, microHDMI, Bluetooth e rádio FM.
Ele também será capaz de reproduzir vídeos de até 1080p com um bitrate de 10Mbps. A versão do Android 2.3 Gingerbread, encontrado no Walkman Z, é personalizada pela Sony e possui acesso ao Android Market. No entanto, apesar das especificações maravilhosas, o anúncio da Sony não disse nada sobre uma câmera no dispositivo.

O novo modelo da série Walkman também suporta uma ampla variedade de formatos de música, como MP3, ATRAC, ATRAC Advanced Lossless, AAC, HE-AAC, WMA e Linear PCM, além de vários formatos de vídeo como MPEG4, AVC (H.264 Baseline) e WMV.
O Walkman Z chegará no Japão em três versões: 16GB, 32GB e 64GB. O preço será de 28.000 ienes (US$ 364) para a versão de 16GB, enquanto os modelos de 32GB e 64GB vão custar 33.000 ienes (US$ 429) e 43.000 ienes (US$ 559), respectivamente.

Com inúmeros fabricantes produzindo suas próprias versões do Android, o Sony Walkman Z deve satisfazer vários usuários que procuram uma alternativa ao iPod para um player de música. O Walkman Z deve chegar no mercado dia 10 de dezembro, no Japão.

Via Phandroid.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Intel mostra 'tablet popular' com Android, e só

Thássius Veloso Do Tecnoblog
 
Durante o evento Intel Developer Forum, que acontece nos Estados Unidos, a Intel mostrou um de seus tablets rodando Android. Ainda não temos muito a dizer sobre o assunto, exceto que o produto realmente existe — com direito a uma estampa bastante curiosa na sua traseira.

Tablet da Intel (Foto: Engadget/Reprodução)
Tablet da Intel (Foto: Engadget/Reprodução)

Ao que parece, o produto está em desenvolvimento pela própria Intel. A companhia que virou sinônimo de processadores não costuma se aventurar em dispositivos como smartphones e celulares, mas está dando uma chance aos tablets com esse misterioso dispositivo.
O tablet — cujo nome não foi divulgado — utiliza a família de processadores chamada de Medfield. A tecnologia foi desenvolvida especialmente para os dispositivos móveis desse tipo, de modo a oferecer uma boa performance com baixo consumo de energia em tablets com visor mais amplo.

Perceptível que ele roda o Honeycomb, e nada além disso (Foto: Engadget/Reprodução)
  Perceptível que ele roda o Honeycomb, 
e nada além disso (Foto: Engadget/Reprodução)

Andy Rubin, o responsável pelo Android no Google, já foi visto com uma dessas belezas enquanto fazia uma apresentação corporativa, o que dá a entender que a Intel está trabalhando em parceria com o Google para fazer um tablet bom, bonito (ou quase isso) e barato utilizando a plataforma Android.
Por meio de uma foto em alta resolução, conseguimos pelo menos uma pista sobre o tablet: ele conta com sensor NFC, a nova sensação para troca de dados sem fio entre dispositivos. Seria uma exigência do Google, que em meados de 2011 apresentou o Google Wallet para substituir a sua carteira?

Via Engadget

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Turquia anuncia intenção de compra de 15 milhões de tablets para escolas públicas; Brasil poderá ser fornecedor

Allan Melo Da redação
 

Apple, Microsoft e Intel deverão participar de uma licitação para suprir a demanda de 15 milhões de tablets do projeto Fatih, uma das maiores iniciativas do governo turco para promover a inclusão digital dentro de suas escolas estatais. A notícia, feita pelo Ministro do Comércio da Turquia, Zafer Caglayan, à agência de notícias estatal nesta quinta-feira (18), poderá trazer benefícios para o Brasil.
O projeto Fatih prevê a distribuição de tablets para as escolas turcas (Foto: Divulgaçãp)O projeto Fatih prevê a distribuição de tablets para
as escolas turcas (Foto: Divulgação)
Caglayan revelou que havia conversado com representantes da Apple durante sua última visita aos EUA. Segundo ele, o objetivo da conversa era saber se a empresa de Cupertino teria condições de atender ao pedido de 15 milhões de gadgets, dentre eles iPads, iPhones, fones de ouvido e capas para os alunos das escolas de ensino fundamental e médio da Turquia.
A Apple, por sua vez, terceiriza a fabricação de seus gadgets em empresas como a chinesa Foxconn. Como a fabricante está montando uma filial no interior de São Paulo - e a fábrica central está atendendo a demanda mundial de iPad 2 -, toda a mão-de-obra necessária para produzir o pedido do governo da Turquia será brasileira.
Se o projeto seguir adiante e a Apple ganhar a licitação, a filial brasileira fábrica da Foxconn será estratégica para suprir a grande demanda de iPads (Foto: Steve Jurvetson/Wikimedia Commons) 
Se o projeto seguir adiante e a Apple ganhar a
licitação, a filial brasileira fábrica da Foxconn será
estratégica para suprir a grande demanda de iPads
(Foto: Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)
Por outro lado, empresas como a Microsoft e a Intel também estão interessadas em atender a demanda do projeto Fatih. A Microsoft confirmou a intenção ao fazer uma visita à Turquia para conhecer a iniciativa governamental, e a Intel disse que considera a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento na Turquia.
Entenda o projeto Fatih
Considerado um dos investimentos educacionais mais significativos da Turquia, o 'Fatih' é um projeto de inclusão digital que propõe implantar um conceito novo de "Smart Class" em todas as escolas do país. Para isso, as salas de aula serão equipadas com as melhores tecnologias do mercado, informatizando o processo educacional de mais de 40 mil escolas, beneficiando aproximadamente 570 mil turmas do ensino primário e secundário.
Ao todo, o projeto custará cerca de 1.7 bilhões de dólares. Depois de iniciada a produção do tablets, a demanda deverá ser atendida em um período previsto de 4 anos.