Em anúncios, companhia mostra tablet com conexão à internet 4G.
O novo iPad chegou na Austrália no dia 16 de março (Foto: Paul Sakuma/AP)
Um grupo de defesa dos consumidores na Austrália anunciou nesta terça-feira (27) os planos de processar a Apple por propaganda enganosa. A queixa da Comissão da Concorrência e do Consumidor da Austrália (ACCC, na sigla em inglês) diz que a rede 4G do novo iPad não funciona no país, diferente do que é anunciado.
Em um comunicado, a ACCC alega que a propaganda do novo iPad com Wi-Fi + 4G é enganosa porque mostra aos consumidores australianos que o aparelho, com um cartão SIM, pode se conectar a uma rede 4G na Austrália, quando não é o caso.
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A organização disse que entrará com o pedido na Justiça Federal na capital Melbourne na quarta-feira (28) contra a Apple por infração à lei do consumidor no país. “A ACCC está buscando providências cautelares urgentes para garantir que os consumidores estejam conscientes das corretas capacidades técnicas do dispositivo”, disse o comunicado no site da organização. A ACCC também busca correções na publicidade e reembolsos aos consumidores afetados.
Conforme o site "PC Magazine”, as redes 4G (quarta geração), por meio da tecnologia LTE, disponíveis na Austrália, operam na frequência 1800MHz, enquanto o iPad opera nas frequências 700MHz e 2100 MHz. Além disso, o país tem apenas uma rede 4G, operada pela empresa dominante de telecomunicações Telstra.
O Brasil ainda não conta com a rede 4G. Porém, o governo fará uma licitação da faixa de frequência que será utilizada pelos celulares de quarta geração em junho, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A Apple ainda não anunciou quando o novo iPad chega ao Brasil.
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