quarta-feira, 28 de março de 2012

Grupo na Austrália quer processar Apple por propaganda enganosa Organização diz que rede 4G do novo iPad não funciona no país.


Em anúncios, companhia mostra tablet com conexão à internet 4G.


O novo iPad chegou na Austrália no dia 16 de março (Foto: Paul Sakuma/AP)

Um grupo de defesa dos consumidores na Austrália anunciou nesta terça-feira (27) os planos de processar a Apple por propaganda enganosa. A queixa da Comissão da Concorrência e do Consumidor da Austrália (ACCC, na sigla em inglês) diz que a rede 4G do novo iPad não funciona no país, diferente do que é anunciado.

Em um comunicado, a ACCC alega que a propaganda do novo iPad com Wi-Fi + 4G é enganosa porque mostra aos consumidores australianos que o aparelho, com um cartão SIM, pode se conectar a uma rede 4G na Austrália, quando não é o caso.
saiba mais

A organização disse que entrará com o pedido na Justiça Federal na capital Melbourne na quarta-feira (28) contra a Apple por infração à lei do consumidor no país. “A ACCC está buscando providências cautelares urgentes para garantir que os consumidores estejam conscientes das corretas capacidades técnicas do dispositivo”, disse o comunicado no site da organização. A ACCC também busca correções na publicidade e reembolsos aos consumidores afetados.

Conforme o site "PC Magazine”, as redes 4G (quarta geração), por meio da tecnologia LTE, disponíveis na Austrália, operam na frequência 1800MHz, enquanto o iPad opera nas frequências 700MHz e 2100 MHz. Além disso, o país tem apenas uma rede 4G, operada pela empresa dominante de telecomunicações Telstra.

O Brasil ainda não conta com a rede 4G. Porém, o governo fará uma licitação da faixa de frequência que será utilizada pelos celulares de quarta geração em junho, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A Apple ainda não anunciou quando o novo iPad chega ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário