segunda-feira, 26 de março de 2012

NVIDIA Geforce GTX 680: saiba como foi o lançamento da nova linha da NVIDIA


Estive no começo do mês no NVIDIA Editor’s Day em San Francisco, Califórnia. O evento foi a primeira apresentação para a imprensa da nova linha Geforce (antes conhecida pelo codinome Kepler), que segundo a NVIDIA é a placa gráfica mais poderosa já construída até hoje.

A NVIDIA nos pediu que não divulgássemos estas informações antes, mas agora já podemos contar todas as novidades. A nova linha de placas gráficas da NVIDIA conta com uma arquitetura totalmente nova, que consegue unir alto desempenho com muita eficiência de energia. A apresentação teve duas partes separadas, as placas para desktops e as placas para notebooks.

NVidia GeForce 680 (Foto: Divulgação)

Mark Rein, vice-presidente da EPIC Games subiu ao palco com uma caixa de papelão grande, onde estavam três placas GTX 580, que foram usadas para rodar a demonstração do jogo Samaritan na GDC (Games Developer Conference) do ano passado. Para a surpresa de todos, Mark fez uma demonstração do mesmo jogo com uma única placa Kepler GTX 680!

Este ano o slogan “The way is meant to be played” (“A maneira que deve ser jogado”) da NVIDIA completa 10 anos, e a nova linha Geforce realmente faz com que ele faça sentido, com recursos como o GPU Boost, os filtros FXAA e TXAA, e as tecnologias Adaptive VSync e 3D Vision Surround, que permite que você jogue um game em até 3 monitores com uma única placa NVIDIA Kepler (sendo que você ainda pode ter outra tela com o Windows, graças as 4 saídas de vídeo das novas placas).

NVidia GeForce 680 (Foto: Divulgação)

Uma demonstração do game Battlefield 3 rodando em um Ultrabook da Acer com placa gráfica Kepler deixou todos os presentes impressionados. A NVIDIA mostrou algumas demonstrações de maneiras para deixar a simulação mais real, melhorando a experiência dos jogadores, com avanços na tecnologia PhysX. Um dos exemplos das inovações criadas pela NVIDIA foi o sistema de pelos em que cada fio de cabelo é simulado e renderizado, demonstrando na prática o poder da nova arquitetura Kepler. Outra demonstração interessante foi a do sistema de fraturas, algo que hoje em dia consume muito tempo dos designers de jogos, que tinham que planejar e desenhar cada fratura. Com a nova tecnologia da NVIDIA se torna algo muito simples, quebrando e destruindo objetos em tempo real. Você pode inclusive jogar objetos para cima e depois destruí-los. Esta tecnologia que deve estar disponível a partir do ano que vem, e mostra que a NVIDIA pensa além das placas, e está sempre pesquisando inovações para tornar a vida dos gamers mais divertida.

A placa gráfica GTX 680 tem controle lógico SMX com 192 Cores, o que equivalem a 1536 Cores no total, além de 2GB de memória GDDR 5 e quatro saídas de vídeo (uma HDMI, uma Display Port 1.2 e duas DL-DVI ), e um clock de 1006MHz, que pode ser aumentado com “overclocks dinâmicos” dependendo da necessidade do programa ou jogo que estiver rodando, através da tecnologia GPU Boost, que ajuda a economizar energia, mantendo a eficiência da placa. A placa funciona com dois conectores de 6 pinos, e está pronta para receber overclocks dos usuários.

Comparando a placa GTX 680 com o modelo topo de linha anterior (GTX 580), a nova é mais rápida e tem o dobro do desempenho por watt. Ela também é muito mais silenciosa. O objetivo de todos na NVIDIA é criar ferramentas para que os desenvolvedores de jogos criem novos mundos.

Simon Ramsey da Rockstar Games mostrou uma demo de Max Payne 3 rodando na GTX 680. O jogo se passa no Brasil e é tecnicamente perfeito, mas a dublagem em português deixa um pouco a desejar.

NVidia GeForce GTX 675M (Foto: Divulgação)

Randy Pitchfork, CEO da Gearbox, demonstrou o jogo Borderlands 2, e disse que o uma das coisas que ele mais gosta das placas da NVIDIA é que “elas não são apenas um processador gráfico, e sim um processador de simulações”. Com a nova placa gráfica da NVIDIA, o jogo ganhou detalhes como efeitos de água e fumaça que não são percebidos em outras versões. Ele ainda perguntou “se é possível fazer tudo isto com uma só placa, imagine só o que será possível fazer com três placas GTX 680?

Rui Cascais da FunCom, demonstrou o jogo The Secret World, que é passado no mundo moderno no qual todos os mitos e lendas são reais.

Assista abaixo a um vídeo sobre a Geforce GTX 680




GT 640M: Notebooks com maior desempenho e baixo consumo de energia

Além da linha para desktops, a NVIDIA apresentou sua nova linha de GPUs para notebooks (e ultrabooks) tem como destaque a Geforce GT 640M. Com ela poderemos ter ultrabooks que realmente atendem as necessidades dos consumidores, com um desempenho incrível.

Seu alto desempenho com baixo consumo de energia é uma ótima notícia para quem precisa usar o computador por muito tempo sem uma tomada por perto. A nova placa Kepler é duas vezes mais eficiente do que o modelo anterior, e até 10 vezes mais rápida do que uma placa gráfica integrada.

A linha Kepler para notebooks é formada pelos modelos GeForce GT 620M, GeForce GT 640M, GeForce GTX 660M e GeForce GTX 675M.

Vários fabricantes já estão criando notebooks e ultrabooks com as novas placas Kepler, entre eles MSI, Lenovo, Samsung, HP, Acer, Toshiba, ASUS, Dell e Sony, além da Visio, que está fazendo a sua estréia na categoria de notebooks.

A NVIDIA está de parabéns pelos lançamentos, pois a nova linha Kepler realmente superou todas as expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário