quinta-feira, 2 de junho de 2011

Windows 8 lembra o Windows Phone 7, no desktop

Por Nick Mediati, PC World EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil
Publicada em 01 de junho de 2011 às 22h33
Atualizada em 02 de junho de 2011 às 00h14



Empresa mostrou um pouco dos recursos e da interface de seu próximo sistema operacional, radicalmente modificada para ser mais adequada ao uso em tablets.

O Windows 8 está a caminho, e será bem diferente do Windows que conhecemos hoje. Esta foi a mensagem que a Microsoft passou na noite desta quarta-feira (01/06) durante a conferência anual D: All Things Digital, fealizada próxima a Los Angeles, EUA.




Para quem quiser ir ao youtube clique abaixo:
Windows 8 Bilding

Na conferência a Microsoft apresentou uma versão preliminar do Windows 8, com uma interface radicalmente modificada. Em vez do tradicional desktop com janelas, barra de tarefas e Menu Iniciar, a interface se parece muito com a usada no Windows Phone 7, completa com "Tiles" otimizadas para uso com o toque.

A Microsoft também postou um vídeo que mostra alguns dos novos recursos. A empresa diz que a interface foi projetada não apenas para laptops e desktops, mas para tablets também. A nova interface com Tiles, "quadrados" coloridos que exibem informações e servem de atalho para aplicativos, substitui o tradicional menu iniciar e os ícones no desktop, de acordo com a empresa.

O Windows 8 irá rodar aplicativos Windows já existentes e terá suporte aos periféricos já existentes. No vídeo a Microsoft mostra aplicativos tradicionais, como o Office, rodando em uma interface desktop similar à do Windows 7, e é possível trocar entre a nova interface e o modo desktop ao toque de um botão.

O sistema também terá uma versão do navegador Internet Explorer 10 otimizada para toque, muito similar à versão do Internet Explorer utilizada no Windows Phone 7. Para facilitar o uso do sistema em Tablets a Microsoft também incluiu um teclado virtual completo, com um modo "separado" que agrupa as teclas nas laterais da tela para facilitar a digitação com os dedões.

Aplicativos desenvolvidos especialmente para o Windows 8 também serão diferentes, e usarão "o poder do HTML5, acessando recursos nativos do Windows através de JavaScript e HTML", diz a empresa. Ainda não está claro se isso significa que aplicativos para o Windows 8 serão exclusivamente baseados em HTML5, JavaScript e outras tecnologias originadas na web ou se haverá a possibilidade de usar ferramentas de desenvolvimento mais tradicionais já oferecidas pela Microsoft e outras empresas.

O que é interessante no Windows 8 é que ele é outro passo rumo à transformação dos computadores pessoais em aparelhos mais parecidos com tablets. A Apple também está deixando o Mac OS X mais similar ao iPad ao incorporar vários recursos do iOS ao Mac OS X 10.7 "Lion", embora o Windows pareça ir um passo adiante na fusão entre os tablets e os PCs.

A própria Microsoft confirma o escopo das mudanças, dizendo que o Windows 8 é "uma recriação do Windows, do processador à interface. Um PC com o Windows 8 é na verdade uma nova categoria de aparelho, que pode ir de telas pequenas sensíveis ao toque até os grandes monitores de um desktop, com ou sem um teclado e mouse".

Provavelmente haverá resistência a estas mudanças e teremos que esperar para ver como tudo funciona na prática. Mas o rumo está traçado.

Fonte: www.idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário